Visão, Missão e Valores

A Diretora Ana Paula Falcão, em 18 de março de 2021 escreveu a carta de
Missão da Diretora do Agrupamento de Escolas de Vimioso:

1 – Introdução

A Constituição da República Portuguesa, no artigo 73.º, atribui ao Estado a função de promover a “democratização da educação e as demais condições para que a educação, realizada através da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades, a superação das desigualdades económicas, sociais e culturais, o desenvolvimento da personalidade e do espírito de tolerância, de compreensão mútua, de solidariedade e de responsabilidade, para o progresso social e para a participação democrática na vida coletiva”. Esta é uma das mais nobres missões do Estado que, pela sua dimensão estruturante de uma sociedade mais justa e equilibrada, deverá ser o horizonte a atingir através do trabalho educativo desenvolvido nas escolas.

No “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” encontramos quatro pilares fundamentais da educação: conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, sobre os quais devem ser desenvolvidas as competências essenciais que capacitam os nossos alunos para enfrentarem os desafios e agarrarem as oportunidades que surgem, a cada instante, neste mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. À escola cabe o papel de operacionalizar, através do projeto educativo e da concretização do plano anual de atividades, com os contributos das parcerias institucionais, partilhando responsabilidades, promover as diferentes dimensões do saber e da criação de competências.

Essa é a meta que perspetivo ao assumir a missão de dirigir o Agrupamento de Escolas de Vimioso. Consciente das responsabilidades inerentes ao cargo e das dificuldades agravadas pelos constrangimentos da interioridade, considero que estou perante o maior desafio da minha carreira profissional.

O Agrupamento de Escolas de Vimioso necessita de criar uma identidade própria, uma nova cultura de escola, capaz de educar crianças e jovens nos valores fundamentais da democracia identitária da nossa sociedade. Uma cultura de escola que valorize o mérito e a excelência, na preparação dos alunos para as vicissitudes da mudança. Em suma, uma cultura de escola de raiz humanista.

Esta não é a missão da diretora, considero ser a missão de toda a comunidade educativa, que deverá criar um ambiente favorável à educação dos nossos alunos. Jamais poderia assumir uma tarefa de tão grande dimensão sem a colaboração dos profissionais docentes e não docentes; sem o apoio das instituições parceiras; sem a participação dos pais e encarregados de educação. Espero de toda a comunidade educativa uma estreita colaboração. Espero que todos estejam motivados como eu me sinto motivada para trabalhar, com otimismo em relação ao futuro.

Quero uma escola em que as crianças e jovens aprendam a sorrir e que sorriam quando aprendem coisas novas. Desejo uma escola em que os profissionais da educação se sintam felizes ao fazerem as crianças felizes.

Sei que este não é o projeto que vai mudar o Mundo, mas desejo que dê o seu contributo para melhorar o “Mundo” dos nossos alunos. Desejo uma escola que não exclui com base em preconceitos de origem social, económica, racial, étnica ou de género. Quero uma escola inclusiva.

A Carta de Missão da Diretora do Agrupamento de Escolas de Vimioso procura sintetizar este conjunto de pressupostos que ajudem a “Combater a interioridade, alargando horizontes educativos”, visando uma educação em que, mais que igualdade, haja equidade de oportunidades para que todos os alunos consigam um sucesso de qualidade, de mérito e excelência.

2 – Princípios

– Responsabilidade no exercício de funções, zelando pelo exclusivo interesse da comunidade educativa, com empenho, dedicação e competência;
– Respeito pela legalidade, fundamentando as decisões tomadas nos normativos legais de base;
– Tratamento igual, justo e imparcial de todas as pessoas que constituem a comunidade educativa, com respeito pelas funções desempenhadas sem distinção género, raça ou etnia;
– Cumprimento de funções de forma solidária e cooperante, com lealdade e respeito entre pares;
– Prestação de informação através de uma comunicação simples, objetiva e esclarecedora.

3 – Valores

– Promover a cidadania responsável e solidária, com respeito pela diferença e pela diversidade cultural;
– Promover a educação inclusiva através da criação de condições de equidade favoráveis ao sucesso escolar de todos;
– Promover a reflexão crítica, com respeito pela diversidade de ideias e pela liberdade de opinião;
– Fomentar uma cultura de exigência que incentive a construção do conhecimento através do mérito e excelência;
– Estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a crença na inovação.

4 – Visão

Perspetivar uma identidade própria para o Agrupamento de Escolas de Vimioso, com uma nova cultura de escola, capaz de educar crianças e jovens nos valores fundamentais da democracia identitária da nossa sociedade. Uma cultura de escola com visão, que valorize o mérito e a excelência, na preparação dos alunos para as vicissitudes da mudança. Em suma, uma cultura de escola de raiz humanista.

5 – Missão

Construir uma cultura de escola com identidade própria, inclusiva, humanista e humanizante. Capaz de valorizar as diferenças e gerar equidade de oportunidades aos alunos. Uma escola promotora da educação de qualidade, assente nos valores fundamentais da cidadania ativa, formando alunos responsáveis e íntegros, autónomos e críticos, criativos e competentes, capazes de enfrentar os desafios do VUCA World, deste mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, sem perder os valores e as raízes culturais que os hão de identificar como cidadãos de Vimioso no Mundo.

6 – Compromissos a estabelecer relativamente à unidade orgânica

6.1 – Concretização do Projeto Educativo

– Liderar, com a máxima eficiência, o processo de construção, implementação, monitorização e avaliação do Projeto Educativo, envolvendo toda a comunidade educativa, num trabalho cooperativo e partilha de responsabilidades, contribuindo para a criação de uma cultura de escola inclusiva, de raiz humanista.
– Promover o respeito pelas diferenças, garantindo a equidade de oportunidades na obtenção do sucesso educativo de qualidade, pautado pelo mérito e excelência;
– Valorizar a dimensão formativa e de autoavaliação no processo de avaliação dos alunos;
– Desenvolver atividades em ambiente escolar promotoras da autonomia no trabalho, pensamento crítico, comunicação e participação cívica;
– Implementar um programa de apoio e acompanhamento de alunos com maiores dificuldades, com destaque para as disciplinas que apresentam mais insucesso, com novos recursos e metodologias;
– Promover um ambiente escolar que incentive a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
– Melhorar os serviços da Biblioteca Escolar, garantindo aos alunos um espaço privilegiado de pesquisa e construção do conhecimento;
– Educar para os valores fundamentais da cidadania participada que valorize a pessoa no seu género, cultura, raça e etnia;
– Sensibilizar para a preservação do património cultural e ambiental;
– Convidar os pais e encarregados de educação para uma maior participação na vida escolar dos seus educandos.

6.2 – Concretização do Plano Anual de Atividades

– Garantir o cumprimento de um Plano Anual de Atividades ambicioso e diversificado, que vá ao encontro das expetativas dos alunos.
– Promover o desenvolvimento de atividades que estimulem as capacidades, atitudes e valores dos alunos, contribuindo para maximizar a eficácia do Projeto Educativo;
– Incentivar a busca do conhecimento e o desenvolvimento de competências, através de projetos complementares às atividades letivas disciplinares;
– Desenvolver atividades solidárias, sensibilizando os alunos para os problemas sociais no contexto da comunidade educativa;
– Incentivar ao empreendedorismo através de atividades de angariação de fundos para a concretização de projetos lúdicos e pedagógicos;
– Incentivar os pais e encarregados de educação a participar em atividades e projetos escolares.

6.3 – Gestão dos Recursos Humanos

– Organizar o trabalho escolar a partir de uma gestão eficiente dos recursos humanos disponíveis, garantindo um serviço educativo de excelência, respondendo às necessidades dos alunos com a máxima eficácia.
– Valorizar o papel das estruturas pedagógicas intermédias no diagnóstico e resolução dos problemas;
– Constituir equipas pedagógica que promovam com eficiência um trabalho colaborativo e de articulação entre níveis e ciclos de ensino e entre departamentos curriculares;
– Gerir os recursos humanos e materiais de forma a garantir uma diversidade de ofertas educativas e atividades promotoras do conhecimento;
– Valorizar uma cultura de trabalho colaborativo, pensamento crítico e respeito institucional;
– Corresponsabilizar os assistentes técnicos e operacionais no processo educativo;

6.4 – Gestão dos Recursos Financeiros

– Assegurar a gestão dos recursos financeiros de forma eficiente, maximizando a disponibilidade face às necessidades do agrupamento de escolas.
– Sensibilizar as instituições parceiras para a responsabilidade educativa, de forma a obter o financiamento de atividades de interesse pedagógico;
– Incentivar o desenvolvimento de projetos de interesse para a comunidade escolar, no âmbito do orçamento participativo.

6.5 – Gestão dos Recursos Materiais

– Promover uma cultura de preservação dos recursos materiais e tecnológicos, potenciando, sempre, a sua utilização para fins pedagógicos, educativos e organizacionais.
– Reforçar a utilização dos recursos digitais nas atividades letivas e não letivas, estimulando o gosto pelo conhecimento e o desenvolvimento da literacia digital;
– Reduzir a carga burocrática com a maior utilização de plataformas digitais facilitadoras da organização e gestão;
– Criar canais de comunicação que permitam a circulação de informação de forma célere, clara e objetiva entre a escola e os encarregados de educação;
– Melhorar o mobiliário dos espaços de convívio e recreio, tornando-os mais confortáveis e aprazíveis.


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