Visão, Missão e Valores
Missão do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso:
Introdução
No Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, é dado um passo decisivo no processo de descentralização e da gestão flexível do currículo. Propõem-se diferentes caminhos para atingir o principal objetivo da escola: garantir que todos têm oportunidade de se desenvolver e de, dando o seu melhor, alcançar as competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Contudo, o contexto hodierno tornou ainda mais evidente a necessidade de reestruturar, organizar e adaptar o sistema educativo com o objetivo de o encaixar na realidade em constante e rápida mudança que nos rodeia. Cada vez mais os professores têm que ser modelos que, para além de ensinar, acompanham e ajudam os alunos nas suas dificuldades e no seu crescimento pessoal em domínios importantes, não só a nível técnico, mas também a nível emocional, criativo e cultural. No Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória postulam-se quatro pilares fundamentais da educação: conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, pilares sobre os quais devem ser desenvolvidas as competências essenciais que capacitam os nossos alunos para enfrentarem os desafios que a modernidades lhe apresenta, aproveitando as diversas oportunidades que surjam, de forma plena e consciente. Neste sentido, espera-se uma escola abrangente, dinâmica e caleidoscópica, na medida em que não pode limitar-se à transmissão de conhecimentos das várias disciplinas insuladas, mas tem que ser uma escola humanista que, pelo exemplo, transmita valores e crie as oportunidades para que todos possam desenvolver de forma integrada as suas capacidades e competências.
Para a construção desta escola é essencial o contributo de todos os elementos da comunidade educativa, pois só a conjugação de esforços possibilitará que se atinja o sucesso integral de todos os alunos. Neste sentido, urge congregar toda a comunidade, promovendo o envolvimento e a participação plena e empenhada de todos os intervenientes, por forma a que o trabalho seja mais rico e poliédrico e estes intervenientes se sintam valorizados e mais motivados para seguir o rumo proposto.
Princípios
A escola que nos propomos construir tem subjacentes os seguintes princípios:
1 – Princípio da responsabilidade – ser consciente no exercício das funções, zelando pelo exclusivo interesse da comunidade educativa, com empenho, dedicação e competência;
2 – Princípio da equidade e da justiça – tratamento igual, justo e imparcial de todas os elementos da comunidade educativa, respeitando e valorizando o papel de cada um;
3 – Princípio das lideranças partilhadas – envolvimento, valorização e responsabilização das lideranças intermédias na tomada de decisões;
4 – Princípio pedagógico – valorização da dimensão pedagógica como prioridade educativa que se sobrepõe a todas as outras dimensões;
5 – Princípio humanista – respeito pela individualidade de cada membro da comunidade educativa (aluno, professor, assistente, pai, mãe, encarregado de educação…), enquanto pessoa, que deverá ser tratada enquanto tal e não como um “recurso”, um “agente” ou um “ator” educativo. Cada um tem um papel específico na ação educativa que deve ser valorizado por todos como fundamental.
Valores
Com base nos princípios que definidos, propõem-se valores que devem ser a dimensão caracterizadora da instituição, determinantes na atitude das pessoas que a integram e modeladores da vivência coletiva:
1 – a cidadania responsável e solidária, para que cada aluno compreenda o impacto das suas ações na comunidade e no mundo;
2 – a inclusão, para garantir que ninguém fique para trás, independentemente das
3 – suas condições ou origens;
4 – a liberdade, como base para a autonomia de pensamento, a expressão de ideias e a afirmação pessoal;
5 – a inovação e a criatividade, como motores de progresso e adaptação ao futuro;
6 – a curiosidade e o espírito crítico, para formar mentes questionadoras e informadas;
7 – o humanismo, para colocar sempre a dignidade humana no centro de todas as decisões e ações;
Visão
Valorizar todos os alunos e a todos proporcionar os meios e as oportunidades para se desenvolver plenamente, valorizando o esforço, o mérito e o humanismo.
Missão
Desenvolver uma cultura de eficiência e eficácia aos níveis organizacional, administrativo e pedagógico, alicerçada numa planificação estratégica e numa organização flexível, assente em modelos de gestão eficiente, participativa e transparente.
Assegurar um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos alunos, para que possam enfrentar os desafios de uma sociedade intercultural e cada vez mais digital, envolvendo toda a comunidade educativa no processo formativo e de crescimento dos discentes.